O estilista Paul Smith, a banda britânica Radiohead e o diretor de cinema sueco Ingmar Bergman parecem não ter nada em comum, exceto por serem constantemente citados como grandes inspirações para o arquiteto paulistano Isay Weinfeld. Uma gama multidisciplinar de influências que diz muito sobre a sua personalidade e, consequentemente, sobre suas obras.
Nascido em São Paulo em 1952, Isay Weinfeld se formou em arquitetura pela Universidade de Mackenzie mas, desde cedo, compartilhou sua paixão profissional com outras disciplinas, sobretudo o cinema. Entre 1974 e 1984, Isay realizou quatorze curtas-metragens em parceria com o arquiteto, Márcio Kogan. O último deles, Idos com o Vento (1983), foi premiado nos festivais de Gramado, no Brasil, e de Huela, na Espanha. Além de curtas, a dupla filmou o longa-metragem Fogo e Paixão (1988), que ironiza os problemas arquitetônicos e urbanísticos de São Paulo.
No mundo da arquitetura, suas diferentes paixões e influências convergem para obras elegantes e minimalistas concebidas com o intuito de oferecer ambientes acolhedores e surpreendentes, conforme o desejo de cada cliente. Essa relação de afinidade entre arquiteto e cliente, por sinal, é considerada por Isay uma ferramenta fundamental para o sucesso do projeto. Seu desenho resulta, portanto, de uma conexão natural entre a criatividade do arquiteto e o desejo do cliente. Segundo ele, não se trata de uma simples relação comercial, mas poética.
Além das referências de outras disciplinas, dentro do campo arquitetônico é possível ver em suas obras uma forte influência de Mies Van Der Rohe, Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi na composição dos volumes e na paleta seletiva de materiais, como pedra e madeira. Além deles, é possível citar o arquiteto mexicano Aurélio Martinez Flores como uma grande referência por suas obras caracterizadas pela geometria pura, uso de iluminação natural, pátios internos e layouts que surpreendem o usuário.
Desde de 1973 à frente do seu escritório localizado na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, Isay Weinfeld coleciona prêmios nacionais e internacionais em uma produção que abrange projetos arquitetônicos, design de mobiliário, cenografias e filmes. Segundo sua própria definição, “essa diversidade, fruto de claro propósito mais do que sorte ou acaso, é fundamentada na certeza de que a atuação multidisciplinar é essencial ao fomento de um espírito criativo aguçado, e de que a prática profissional se apura não apenas com o exercício constante, mas também com a projetação rigorosa, a experimentação ousada e a incansável pesquisa na construção de um repertório”.
Conheça a seguir algumas das principais obras de Isay Weinfeld.